sexta-feira, 1 de outubro de 2010
TOMILHO, Entre a Cozinha e a Magia
Fontes: Site Jardineiro.Net e As Ervas do Sítio, de Rosy L.Bornhausen
Alguém já viu uma muda de tomilho? Ela é bem delicada, mas apesar do tamanho, possui poderes incríveis, vejam só, além de ser usada como tempero em carnes, sopas, pizzas e molhos (a base de tomate ou queijo), é uma planta super chique, pois é considerada uma das principais ervas do Bouquet Garni, famoso tempero francês.
Tem como nome científico, Thymus vulgaris, Thymus em grego quer dizer coragem. Na Idade Média, antes de um combate, as damas costumavam presentear seus cavaleiros com um ramo de tomilho para deixá-los corajosos e invencíveis. Hoje podemos usar no bolso da calça quando vamos pedir aumento de salário para o chefe ou quando vamos dizer para o marido que estouramos o limite do cartão de crédito.
No aspecto mágico, o tomilho também pode ser usado para limpeza de casas, limpezas astrais, fazer uma vassoura de bruxa, com ramos de tomilho, dá um excelente resultado mágico, pois limpa ambientes carregados. Um travesseiro recheado de tomilho evita pesadelos e fluidos negativos.
Os jardineiros antigos gostavam de fazer um canteiro de tomilho para as fadas, por que acreditavam que elas gostavam de descansar em camas perfumadas e floridas.
Na época do verão, no tomilho surgem flores arroxeadas e pequenas, muito atrativas para as abelhas, e o mel produzido perto dos campos de tomilho é considerado na Grécia, uma especialidade!!
Há um grande número de variedades de tomilho, com aromas e portes diferentes. Alguns são mais apropriados para usos culinários, enquanto outros são mais específicos para indústria ou para ornamentação.
Na medicina, é um tônico estimulante que ajuda nas funções digestivas, o seu óleo essencial, o Timol, é extremamente forte e não deve ser utilizado sem acompanhamento de um especialista.
Esta plantinha de sabor picante é indispensável na horta doméstica, podendo ser plantada em vasos e jardineiras, mas prefere ser plantada diretamente no solo.
Deve ser cultivada sob sol pleno ou meia-sombra, em solo bem drenável, neutro, enriquecido com matéria orgânica e irrigado a intervalos regulares. Não é tolerante a encharcamentos. Eu vendo muda de tomilho, na feira de sábado aqui em Ubatuba, tem freguês que acaba matando a planta afogada, pois além de molhar todos os dias, deixa o vasinho na janela da cozinha, onde geralmente faz muita sombra. O tomilho é de origem Mediterrânea, das montanhas ressequidas do norte da África, portanto gosta de um solo mais seco. Sua multiplicação é por sementes ou por divisão da ramagem enraizada.
Pra terminar aqui uma dica, tomilho seco tem quase as mesmas propriedades da lavanda, é ótimo para perfumar gavetas e armários, saquinhos de tomilho seco misturados com folhas de lavanda afastam os insetos e perfumam as roupas.
Vai uma mudinha de tomilho aí freguês?!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Então acho melhor pegar meu vasinho de tomilho que ficou nesta chuvarada toda e esconder junto com os cactos. Bem que achei que as folhinhas estão meio que assim... feito náufragas procurando uma tábua de salvação rsrsrsrs.
ResponderExcluirQuerida Gilda, você não é a única, várias pessoas que compram temperos comigo, estam matando o Tomilho afogado, daqui a pouco vou ter que vender as plantinhas com boia! rsrs
ResponderExcluirOlá Helena!
ResponderExcluirAdorei os seus blogs...
Sempre darei uma passada por eles...Beijos e parabéns!