sábado, 24 de abril de 2010

VIOLETAS! NO VASO, NA PAREDE, NA JANELA ATÉ NO BOLO


Ah! Essa mimosa e especial plantinha, que tanto inspira, enfeita e agrada aos corações. Acho que tudo mundo já teve um dia um vasinho de violeta, pois é uma flor tão popular, baratinha e de fácil cuidado. As minhas preferidas são as roxas, Quando era secretária, sempre tinha um vasinho em minha mesa, deixava o escritório mais charmoso e ao mesmo tempo transmitia um certo ar de alegria.

As Violetas são de origem africanas, mais precisamente da África do Sul, suas mudas são feitas pela retiradas de brotos novos que saem ao lado da planta mãe ou então colocando folhas maduras na água pura ou na areia, com um pedaço do cabo, que em alguns dias começam á aparecer as raízes, não necessita de muita água, na verdade quanto menos água melhor, mas adoram ficar em lugares de pouco sol, porém com luminosidade indireta. Você não precisa plantar violetas, pode comprar, mas quem preferir ter um canteiro, será preciso ter um solo muito poroso e que drene muito bem a água e que também tenha um pouco de matéria orgânica.
Essa planta é muito popular na Europa, os romanos faziam vinho de violetas, na França a violeta é usada para tratar os excessos do álcool. Para os gregos era um símbolo de fertilidade e componente para filtros de amor. A Violeta é uma flor de Afrodite (Deusa do Amor, Mitologia Grega)
Do óleo essencial das flores é feito perfumes, cerca de 100 quilos de flores produzem 31 gramas de óleo essencial; deve assim ser um óleo caríssimo!!!!
As violetas inspiraram várias artistas, já foi retratada de diferentes formas, quadros, enfeites, e até na cozinha, no momento é uma estrela em festas de casamentos e aniversários.

Suas delicadas flores, além de enfeitar, podem ser saboreadas, As flores são colocadas em saladas para dar frescor e colorido. A flor açucarada é usada para decoração de bolos, doces e sorvetes.
Tenho uma receita bem prática, para fazer flores açucaradas, foi retirada do livro, No Rastro de Afrodite, de Gil Fellipe, Editora Senac São Paulo. Esse livro é muito bom, além de dar dicas de culinária, tem sempre informações históricas e dados técnicos, bem o livro já vale só pelo título!
Anota aí:
Colher as flores de violeta, quando bem abertas. Colocar em bandeja em lugar fresco por algumas horas, fora do sol, para secarem um pouco. Bater a clara do ovo em ponto de neve firme. Com um pincel pequeno, pincelar com a clara, toda a superfície de cada violeta, cobrindo com camada bem fina. Polvilhar o açúcar delicadamente, usando uma peneirinha. Colocar as flores em uma assadeira coberta com papel absorvente e colocar em forno quente, com a porta aberta, para secar.
Depois é só chamar o namorado, marido ou as amigas e oferecer um chá com bolo de flores de violetas, Chic não é mesmo!

Lembrando: sempre que for colher uma flor ou cortar um galho, peça licença a planta e ao seu Elemental, por uma questão de respeito e agradecimento.
Quem já leu o livro espírita, Violetas na Janela, psicografado por Vera Lúcia Marinzeck de Carvalho,, além de ser um excelente livro, pois ele fala do além (que trocadilho horrível), a história mostra a relação de amor entre pessoas, através da dedicação a uma flor, é simplesmente lindo, mágico, podem ler é muito legal, principalmente para quem quer ter esclarecimentos sobre o outro lado.

Aqui em Ubatuba, não tenho tido bons resultados com violetas, devido ao clima quente e muito úmido, minhas violetinhas são compradas de fornecedores, duram o tempo que tem de durar e eu vou trocando os vasinhos.
Essa complementação é de meu marido que não é muito chegado em Violetas, segundo ele, trauma de ex- namoradas, é uma dica para fazer as violetas florescerem abundantemente:
Pegue um vaso de violetas que já acabou o florescimento, coloque-o em local bem iluminado, deixe-o sem água até perceber que as folhas estão diminuindo de tamanho e encurvando para baixo. Isso ocorrerá uns vinte dias após a greve de sede. Nesse momento, faça uma abundante irrigação e no dia seguinte faça uma adubação diluindo esses adubos líquidos ricos em fósforo, na semana seguinte, repita a adubação e semanalmente irrigue, não exagere na água, em trinta dias surgirá uma abundante florada.
Você pode estar achando que isso é maldade com a planta e criar uma ONG de proteção ás Violetas, mas saiba que no ambiente que essas plantas evoluíram, Sul da África, no inverno ocorrem essas secas e um mês depois chuvas com raios e incêndios, que fornecem os adubos.
Ah, a Helena pede que faça o patrocínio de um adubo com fósforo, podes usar a linha Forth Jardim é um bom adubo, apesar de um pouco caro...


Voltei!
Ainda não pude fazer o chá de violetas, no momento estou sem vasinhos floridos, as amigas moram longe e o marido não gosta de chá, nem de violetas! Oh! Vida, snif, snif

Beijos com aromas de violetas, sabor bolo de aniversário.

2 comentários:

  1. Sempre fui apaixonada por violetas e são as flores que mais duram em minha casa, pois eu me esqueço de aguá-las. Agora eu entendi porque elas quase morrem de sede, e logo em seguida estão lindas de novo. Lembra aquele ditado que diz que quando a gente vai pro fundo do poço, lá embaixo tem uma mola que te impulsiona com tudo pra cima e vc dá aquela virada na sua vida. Assim somos nós, assim é com a violeta. Bjs

    ResponderExcluir
  2. Não esqueçam que as violetas tem que ser livres de pesticidas para serem comidas. Comprar um vasinho por aí e comer as flores pode ser perigoso. O que complica a receita um pouquinho, mas super vale a pena procurar a flor adequada. Já comi. É lindo e muuuuuito bom.

    ResponderExcluir