quarta-feira, 21 de abril de 2010

AMOR PLATÔNICO COM CHEIRO DE LAVANDA


Acho que todos já sabem a definição de amor platônico, quem não sabe; pelo menos já sentiu, é aquele tipo de amor que só um sente, o objeto de desejo, não está nem aí com a gente.
Quem nunca se apaixonou pelo vizinho bonitão? Ou então por aquele cantor maravilhoso, ator de filme, atriz de novela, enfim, uma das coisas mais comuns é ter um amor platônico.
Eu já tive muitos amores desse tipo e eles nunca tiveram um final feliz, ou dava um jeito de esquecer o ser amado e partia pra outro, ou adaptava esse sentimento.
Os meus maiores e eternos amores (não correspondidos) são:
BONO VOX, JOHN TRAVOLTA E A LAVANDA.

Com o Bono Vox, curto essa paixão através das fotos e músicas, o John Travolta, assistindo aos seus filmes e colocando suas fotos no meu computador e a Lavanda, comprando as flores de plásticos, rsrs.

Triste não é mesmo? Mas perfeitamente viável. O Bono e o Travolta, nem imaginam que eu existo, snif, snif, a Lavanda de certa forma também não, pois só vejo uma pessoalmente, quando viajo para Campos do Jordão ou Santo Antonio do Pinhal; as cidades mais próximas de Ubatuba que fazem frio. Sendo esse o único motivo para não ter uma simples e mágica mudinha de Lavandula (como gosto de chamá-la), o calor (infernal) de Ubatuba.

A Lavanda ou Alfazema entrou pela primeira vez em minha vida através do perfume “Seiva de Alfazema”. Tinha uns doze anos e só não usava todos os dias, pois minha Avó escondia o vidro, sendo assim, fui privada de meu primeiro amor, logo no inicio da adolescência.
Existem vários tipos de Lavandulas: Lavandula officinalis; Lavandula angustifólia; Lavandula mediterraneum; etc, podendo chegar até 35 tipos, sendo a L.angustifolia e L. officinalis as mais comuns aqui no Brasil.
Para plantar Lavandula, devemos obter mudas através de estacas, os canteiros deverão ter terra mais seca possível e o melhor adubo será o mais rico em fósforo.
É essencial que a terra seja corrigida com calcáreo, pois a Alfazema, adora terra com pH ligeiramente alcalino. Não adianta colocar o vasinho na janela, ou plantar á sombra, pois a planta precisa de sol o dia inteiro.

Sua origem é Mediterrânea, em latim, Lavanda que dizer “lavar”, não é atoa, que é um símbolo de purificação e de limpeza, temos óleos, sabonetes, cremes, purificadores de ambientes, sais de banho, desodorantes, etc.
Seu uso popularizou-se na Europa feudal, quando as lavadeiras colocavam ramos de lavandulas entre as roupas dos nobres, para facilitar o secamento, sem deixar aquele horrível cheiro de mofo (vulgo cheiro de cachorro molhado).
Os tons de roxos e lilás das flores são encantadores, sempre gostei dessa cor, unindo a cor e seu aroma, a Lavandula, trás para o ambiente um ar de limpeza, purificação e transmutação.
A Chama Violeta da Fraternidade Branca, Saint Germain, tem essa mesma função, pois aqui foi feita uma ligação através da cor e significados da planta.
Ainda não encontraram para a Lavandula uma utilização na cozinha além de embelezar, o meu vaso fica na cozinha, muito fofo!!

Porém no quarto uns raminhos debaixo no travesseiro ou um pequeno buque amarrado na janela, torna - se um aromatizador natural. O seu perfume é um excelente calmante, pequenos sachês feitos com suas flores e colocados em gavetas, deixam as roupas cheirosas e purificadas.


Podemos usar e abusar dessa plantinha encantadora nos aspectos de perfumaria e da aromaterapia, por falar nisso, seu óleo essencial é um item importante aqui em casa, sempre que me queimo na cozinha - pois sou um completo desastre com as panelas - pingo algumas gotinhas no local e pronto! passou a dor, ou então quando os insistentes borrachudos e pernilongos me picam, corro para a Lavandula, o seu óleo essencial é um dos poucos que podem ser usados diretamente sobre a pele. Além de tratar de pequenos problemas, ainda perfuma e acalma!!


Essa planta até hoje vai muito bem na Europa, quem tem oportunidade de viajar, poderá se deliciar com os campos de Lavandulas existentes na região de Provence, na França. Quem ainda não pode, como eu, poderá alugar o filme PERFUME, historia de um assassino, (não se impressionem pelo título, o filme é ótimo, tirando algumas cenas de sangue explicito), nesse filme tem uma cena linda, onde aparece os campos de Lavandula, vale à pena assistir, nem se for só por essa imagem!!
Ah, ia esquecendo, o Cristiano, meu marido, foi o primeiro á plantar comercialmente a Lavandula no Brasil, onde fui apresentada á ela pessoalmente. Se quiser ter esse prazer sem ir á Provençe, mas vai precisar de algum dinheiro também, basta passar um final de semana no SPA Unique Garden, em Mairiporã, lá há vários campos de Lavandula.
Por que eu adoro a Lavandula eu expliquei, mas vocês querem saber por que eu gosto do Bono e do Travolta? Aqui vai:
O Bono Vox, por que ele é bonitão e gostosão e tem olhos azuis;
O John Travolta, por que ele é bonitão e gostosão e tem olhos azuis
Para ser beeeeeeeeeeeeem sincera, também adaptei isso na minha vida, pois o meu maridão é gostosão e tem olhos azuis!!!

Eu sou uma pessoa bem atrapalhada em várias situações, mas no quesito amor platônico, sou de uma praticidade incrível, não é mesmo?! rsrsrs
Beijos com aroma de Lavanda

3 comentários:

  1. Realmente, tem mesmo que deixar um comentário, excelente o seu texto, a sua forma de escrever, e uma delícia as informações sobre a lavanda.
    Parabéns pelo lindo trabalho.
    Um suave bater de asas.

    ResponderExcluir
  2. Minha amiga, você é muito fofa! Seu jeito de escrever é você sem tirar nem por. O texto é dez, divertido, rico em informação e ao mesmo tempo suave, leve e gostoso de ler! E cá entre nós, que maridão gostosão e que belos olhos azuis, ele dá de 10 a 0 no John e no Bono, e olha que eu sou simplesmente apaixonada pelo Bono, mas o seu marido...rsrsrsrsrs. Bjs

    ResponderExcluir
  3. Uma vez sonhei que estava em um campo de Lavanda e lembro-me até hoje da ótima sensação que foi. Acho que em nenhum outro sonho - nem mesmo os que estamos voando - eu me senti tão bem. Deve ser ótimo experimentar isso na vida real.

    Aliás, ótimo blog!

    ResponderExcluir