domingo, 11 de abril de 2010

O MANJERICÃO, O DRAGÃO E A PIZZA



Estão aí três coisas que eu adoro!! A plantinha Manjericão, o Dragão basilisk e uma boa Pizza de Margherita.
E o que tem haver uma coisa com a outra? Na verdade TUDO, pois todos partem da mesma fonte: Ocimum basilicum, o nome científico do Manjericão.
O manjericão é uma das ervas mais perfumadas que existe, além disso, possui um visual incrível, apesar de ser uma planta do mediterrâneo, vai muito bem aqui em Ubatuba, e em boa parte do Brasil, no inverno sofre um pouquinho, mas para alegria de todos, sempre renasce nas épocas mais quentes do ano. É uma erva maravilhosa, para meu o meu gosto é melhor crua do que cozida, bem melhor fresca do que seca.
Existem inúmeras variedades, uns com folhas bronzeadas, outras que cheiram a canela, limão, cânfora e anis, com flores brancas e lilás, outros com folhas miudinhas, sendo esse o mais comum.
É uma erva perene (que vive vários anos), gosta de muito sol (não adianta colocar na mesa da cozinha, fica bonitinho, mas com o tempo ela vai sofrer), para fazer mudinhas é através de sementes ou estacas, gosta de terra rica em matéria orgânica (substrato ou esterco curtido), pode ser plantada junto aos tomateiros, porque afasta a terrível mosca branca e das pimentas, porque perfuma os seus frutos. O manjericão nasce, cresce e enfeita o jardim, a horta e um simples vasinho, sem maiores trabalhos e complicações. Quando surgir aqueles galhinhos nas pontas, onde nascem as pequenas flores, devemos cortar, para que a planta cresça uniforme e mais cheia.



Na Aromaterapia, seu óleo tem poderes incríveis, é um excelente antifúngico, analgésico e regenerador da pele, recomendado para enxaqueca, cansaço muscular e preguiça física e ajuda no cansaço mental, refrescando a mente e aumentando a concentração. Traz a sensação de aconchego ao coração; quando estou saudosa de filhos, netinho e amigos, pingo umas gotinhas no difusor, além de me sentir melhor, fica um aroma de alegria e paz em todo ambiente.


Mas é na cozinha que nosso amigo é mais popular, podemos usar o manjericão como tempero em pães, massas (macarrão com manjericão é tudo de bom), fazer um saboroso molho pesto, e ainda combina com vinagre e óleos aromáticos.

Receita de Pesto rápido e delicioso

1 xícara bem cheia de folhas de manjericão
3 dentes de alho
3 colheres de sopa de nozes
1 xícara de queijo parmesão ralado
2 colheres de manteiga
azeite
Bata muito bem no liquidificador até formar um creme bem clarinho. Está pronto.

O manjericão também pode fazer parte da decoração, versátil que só ele!! aqui vai a dica, O Cristiano costuma fazer alguns buquês com plantas e flores que crescem em nossa Flora, quando ele me presenteia com esses mimos, costumo colocar uns raminhos de manjericão, além de acrescentar mais beleza e graça a qualquer lugar, deixa um perfume delicioso.

Diz a lenda, que antigamente usava-se o manjericão para retirar o veneno das picadas de cobras e que os escorpiões adoram fazer seus ninhos, à sombra de um bom pé de manjericão. Acreditava-se na Europa do século XVII, que quem cheirasse muito manjericão ficaria com o cérebro cheio de escorpiões (ai, meu Deus! Descobri a origem das minhas dores de cabeça).

O manjericão tem sua origem na Índia, onde era consagrado ao Deus Krishna e Visnu,. A palavra latina basilicum tem conotações reais, Significa “próprio para a casa de um rei”. Além disso, basilisk seria o nome de uma deusa-serpente que matava com o olhar.

No aspecto mágico, a folha do manjericão é um passaporte para o céu, que todo bom hindu leva consigo na última viagem.... (gente!! pode começar avisar toda família, quando chegar a sua hora, pede pra todo mundo encher seu caixão de manjericão, na duvida...)



Continuando com o toque de magia; chegamos aos Dragões.
Os Dragões são criaturas fantásticas que aparecem sob variadas formas no mundo inteiro, embora as religiões cristãs os tenham transformado em seres malignos, na verdade eles são a síntese da sabedoria, da coragem, e do poder espiritual.
A palavra Dragão vem do grego drakon que significa serpente ou grande cobra.
O basilisk é um Dragão em forma de cobra e possuí grandes propriedades mágicas, entre elas, aprender a ler nos olhos dos outros, o que se passa em sua alma. Aprendi com uma amiga (BruMa) a invocar o Dragão basilisk para proteger a minha casa quando vou viajar, pois sua energia é muito forte também neste aspecto.
Bem... é isso...falei do aspecto botânico, culinário e terapêutico do manjericão, expliquei sua função mágica, informei sobre o poder do Dragão basilisk, faltou alguma coisa? Ah! Sim a Pizza....ah! A pizza é a pizza, todo mundo gosta de pizza, quer dizer quase todo mundo o Cristiano NÃO! E é claro Pizza de margherita é a minha preferida!!!!



Texto de Helena Domingues, baseado nas informações dos Livros:
As Ervas do Sítio, Rosy L.Bornhausen e O Encanto do Mundo das Fadas, Ted Andrewns.

5 comentários:

  1. Muito interessante esse texto e bem divertido
    parabéns

    ResponderExcluir
  2. Nossa, não sabia que o manjericão tinha tantas utilidades e significados! Amei! Bjokas e também vou começar a seguir o blog!

    ResponderExcluir
  3. Seu texto é muito agradável e passa muito bem a mensagem. As fotos estão ótimas!
    Um abração. Rogério Bindel

    ResponderExcluir
  4. Sinto que não deveria ter lido esta página, me deu uma vontade de comer uma margarita...

    ResponderExcluir
  5. Dú, pois coma....rsrs, com certeza vai te fazer muito bem. Bjs Encantados. Obrigada por visitar o blog.

    ResponderExcluir