domingo, 18 de julho de 2010

O QUE É, QUE A BANANA TEM?



Informações obtidas através do Livro: As 50 Frutas e seus Benefícios Medicinais, do Professor Hilton Claudino, Editora Elevação. Fotos site Google

Ah, não é o que é que a Baiana tem não, é a banana mesmo. Ela tem um montão de coisas, além de ser uma das minhas frutas preferidas, a outra é jaca, que também tem gosto de banana, a banana é super fácil de comer, da pra levar na bolsa, bem a jaca.......
A banana é um alimento de alto valor nutritivo, uma simples bananinha tem proteínas e sais minerais, o mais conhecido é o potássio, mas também, tem sódio,fósforo,cálcio,ferro,silício, enxofre e viataminas A,B1, B2, B5, C e E.
Além disso tudo, possui uma substância chamada triptofano que, no intestino, se transforma em serotonina. Sendo assim, a nossa banana, é excelente para os nossos momento de tristezas e depressão. Então se ta triste?...come banana!
Como se não bastasse, a banana tem uma enzima chamada bacilo acidófilo, que combate enfermidades intestinais. Explicando:
Os resíduos alimentares, enquanto estão no intestino grosso aguardando a sua eliminação, desenvolvem processos degenerativos no nosso organismo, e isso pode causar vários tipos de doenças. É por isso que quando a gente vai ao médico, uma das primeiras perguntas que ele faz é: “ E o intestino, está funcionando bem?” gente é muito importante fazer o número dois todos os dias!! se não, além de ficar com uma sensação desagradável, estamos sujeitos a outras complicações.



As bananas são super importantes, pois evitam esse processo ruim no organismo. E olha só, esta enzima é tão potente e bacana, que mesmo você parando de comer bananas hoje (por exemplo), ela continua agindo por mais três dias!!
Tem problemas com o intestino?.... Come banana!
Por ser uma fonte de potássio, previne problemas como às famosas cãibras e contrações musculares. Quando for praticar esporte, dançar, dar aquela faxina na casa, coma uma banana 30 a 45 minutos antes e outra depois das atividades. Isso repõe o potássio perdido. Vai sacudir o esqueleto?....Come banana!Acha pouco, tem mais, a banana equilibra o pH do organismo. É recomendada em casos de gastrite, é preventiva natural de úlceras, evita diarréias, fortalece os vasos sanguíneos, regula os processos digestivos, funções do fígado e rins, ajuda a aliviar a síndrome pré-menstrual, e regularização do sistema nervoso, protege o coração. É eficiente no combate às doenças das vias respiratórias, principalmente contra tuberculose, asma e pneumonia.
Quer ter uma boa saúde?....Come banana.
Mas com todas essas qualidades, a banana também tem fama de indigesta, isso ocorre por causa da presença de acetato de amila e tanino, que são indigestos para algumas pessoas, porém para resolver esse probleminha, basta fazer a banana no sistema a vapor, onde essas substâncias são eliminadas, mas os nutrientes são preservados!



Algumas dicas: Não se deve comer banana quando ela passar do ponto de madura, geralmente a casca encontra-se preta, a fruta apresenta-se bastante flácida e soltando líquido, neste caso a banana é prejudicial à saúde. Misturar pão com banana, também não é legal, pois causa fermentação pútrida; hum que chato, pois o sabor é uma delicia, adorava comer pão de forma com banana amassada, é uma delicia, mas vou ter que parar, e banana com leite condensado, será que é bom? No paladar sim, mas com certeza, um exagero de açúcar. Agora banana batida com iogurte no liquidificador é uma delicia e é um excelente preventivo de câncer de intestino.
Sempre coloco aqui alguma receita, sobre o tema, hoje vai uma de bolo de banana, não fiz, mas como é bem simples, creio que não haverá erros. Eu até comprei as banana na feira, porém hoje quando fui me pesar engordei mais 2 kilos!!! Snif, snif,
Mas quem fizer o bolo, me conta depois ta?!



BOLO DE BANANA

Ingredientes
Massa
• 1 1/2 xícaras chá de açúcar
• 6 unidades de banana em fatias
• 4 ovos
• 3 colheres sopa de manteiga
• 1 xícara chá de leite
• 3 xícaras chá de farinha de trigo
• 1 colheres sopa de fermento químico em pó
Calda
• 3 1/2 xícaras chá de açúcar
Modo de preparo
Bata bem, na batedeira, os ovos, a manteiga e o açúcar, até formar como um creme.
Acrescente então, o leite e a farinha de trigo, aos poucos e alternadamente. Bata até a massa ficar homogênea. Junte o fermento e mexa delicadamente.
Calda
Em uma panela, queime o açúcar (no fogão), até que vire caramelo. Depois, unte bem todo o fundo e as laterais da forma com esse caramelo. Coloque as bananas sobre o caramelo. Se precisar coloque mais bananas. Depois, por cima das bananas, despeje a massa. Leve ao forno por cerca de 30 a 40 minutos

Geralmente eu gosto de comer bolo com chá, mas dessa vez só tomei o chá e comi uma banana, quer dizer, duas, rsrs
Olha se depois disso tudo, eu não convenci você a comer pelos uma banana por dia, não sei o que fazer, melhor, sei sim!

Banana pra você.


Beijos Mil, sabor banana com canela

Um comentário:

  1. Eu amo bananas, meu filho também adora banana. Agora que sei que ela é um prozac natural e sem efeitos colaterais, vou virar uma macaca. E por falar em macaca, ah, deixa pra lá, depois eu te conto...bjs

    ResponderExcluir