terça-feira, 15 de junho de 2010

ALECRIM, ALECRIM DOURADO, QUE NASCEU NO CAMPO...



Fontes: As ervas dos Sitio,de Rosy L.Bornhausen; Acura que vem dos Chás, de Carlos Alves Soares, blog Tear dos Sentidos, e as Sábias Palavras do Cristiano, meu marido, e Eu!

Toda vez que eu penso ou falo a palavra Alecrim, essa música vem a minha mente, acho que é um processo mágico de tanto que eu gosto dessa planta, ela é linda, delicada, mas ao mesmo tempo imponente, versátil e ainda tem um aroma delicioso, ela só não é a rainha daqui de casa, por que ela não se da bem com a maresia, o alecrim vai muito bem em lugares mais secos e frios, ou seja, nas montanhas, ou seja, tenho que comprar um sítio, ou seja, ainda não posso!



Mas posso cultivar o meu Alecrim em vasinhos lindos e charmosos, só não tirei fotos deles, por que replantei e os pezinhos ainda estão meio sem graça.Esse da foto não é meu não,rsrs.
O Alecrim, Rosmarinus officinalis, é de origem Mediterrânea, seu nome latino, ros marinus significa “o orvalho que vem do mar”, devido às praias do Mediterrâneo que cheiravam a alecrim que crescia espontaneamente em suas areias.



Diz a lenda que suas flores eram brancas e ficaram azuis quando Nossa Senhora descansou com o Menino Jesus à sua sombra, na viagem de fuga para o Egito. Também se diz que, um pé de alecrim jamais terá altura superior à de Cristo, e tem mais, que foi com um ramo florido de alecrim que o príncipe tentou e conseguiu despertar a Bela Adormecida de seu sono de cem anos, ué?! Não foi com um beijo?! Bem...ainda no aspecto mágico, o alecrim pode ser usado debaixo do travesseiro para afastar os maus sonhos, e queimado como incenso, purifica e santifica o ambiente.
Na área prática da vida pode ser usado na cozinha, na farmácia medicinal e cosmética.
É muito fácil plantar um pé de alecrim, é pouco exigente quanto ao solo, prefere os lugares ensolarados, mas tolera um pouco de sombra. Multiplica-se mais facilmente por meio de mudas, mas não gosta de ser transplantado depois de grande.
Seu uso mais comum é na cozinha como tempero em carnes brancas,pães, batatas e omeletes (fazer um sanduíche de ovo mexido com alecrim é super prático e substitui uma refeição)



O óleo essencial de alecrim tem efeito tonificante, diurético e descongestionante. Estimula a circulação, e é excelente tônico para o couro cabeludo, problemas como queda de cabelo e caspa, é antidepressivo e estimulante da memória, os estudantes gregos tinham por hábito usar ramos de alecrim em seus cabelos quando estudavam para os exames.
O chá de alecrim é indicado para má digestão, dor de cabeça de origem estomacal e problema na bílis.




Modo de preparar:
Colocar uma colher das de sobremesas de folhas secas dentro de uma xícara das de chá. Adicionar água fervente. Cobrir, deixar esfriar. Coar e beber se possível sem açúcar, porém não deve ser tomado a noite, pois é estimulante.
Caracas! Deus estava inspirado quando criou o alecrim!

Mas... nem tudo é possível, o alecrim deve ser evitado por mulheres grávidas, em período de lactação e por crianças menores de 12 anos, epilépticos, pessoas com pressão alta ou com diarréia e pessoas que sofrem de distúrbios prostáticos e dermatológicos.

Em tempo aí vai um pitaco do Cristiano, quando for plantar o alecrim, exagere e muito na quantidade de calcáreo a utilizar no solo, não é exagero se utilizar 1.200 gramas por metro quadrado, mas não vá colocar tudo isso num vaso!

O alecrim é considerado a erva da juventude eterna, do amor, da amizade e da alegria de viver.
Deixo vocês com a letra da canção do alecrim, eu não sabia a letra toda, então fui pesquisar na internet e encontrei no blog Tear de Sentidos. Agora eu posso cantar a vontade e vocês também!



“Alecrim
Alecrim, Alecrim dourado
Que nasceu no campo
Sem ser semeado
Alecrim, Alecrim dourado
Que nasceu no campo
Sem ser semeado
Foi meu amor
Que me disse assim
Que a flor do campo é o alecrim
Foi meu amor
Que me disse assim
Que a flor do campo é o alecrim
Alecrim, Alecrim dourado
Que nasceu no campo
Sem ser semeado
Alecrim,
Alecrim dourado
Que nasceu no campo
Sem ser semeado”

Beijos com cheirinho de Alecrim

Nenhum comentário:

Postar um comentário