sábado, 15 de janeiro de 2011

VAMOS COMER FLORES?!



Fontes: texto técnico do site "Loja do Jardim" e texto comestível por mim mesma

Oiiiiiiiii Gente, quanto tempo hem?! Final de ano, temporada, calor, chuvas, e eu acabei não postando nada de comidinhas, plantas ou sucos pra esse Verão.
Mas a espera valeu a pena, vou apresentar uma planta, que é meio decorativa, meio tempero, meio verdura.

E agora com Vocês: a Incrível, Linda, Prática, Charmosa:

Capuchinha!!



Muita gente não conhece essa planta e muito menos sua versatilidade.

Vamos começar do começo....

Capuchinha (Tropaeolum majus), também conhecida popularmente como chagas, flor-do-sangue e agrião-do-méxico. O nome "flor-do-sangue", aliás, provavelmente surgiu da fama que a planta adquiriu como anti-anêmica. Sabe-se, também, que a capuchinha é muito usada no tratamento contra o escorbuto (carência de vitamina C).



A capuchinha pertence à família das Tropaeoláceas, é nativa do Peru, México e regiões da América Central. Trata-se de uma planta que pode ser usada como forração ou como trepadeira.

Apresenta folhas arredondadas e flores em forma de cálice, nos vários tons que vão do amarelo claro ao vermelho, passando pelo alaranjado. Tanto as folhas como as flores apresentam seiva de sabor picante, muito parecido ao do agrião.

Eu fui apresentada a capuchinha a pouco tempo e virei fã, pois uso toda parte da planta em pratos simples do dia a dia, como tempero, salada e até em saduiches.

As partes do caule, uso em refogados de agrião ou couve. Na salada de alface, tomate, agrião, basta misturar as folhas e por último enfeitar com as flores! e o grande negócio é esse, a gente pode comer tudo! as folhas e as flores,fica uma salada linda e chique, é chique....em restaurantes de primeira, tipo AA com estrelinha a capuchinha é muito usada, dificilmente você vai encontrar uma salada de capuchinha em um restaurante por kilo.
O que é uma pena, pois é uma planta super fácil de cultivar, mas pouca gente cultiva, então....fica sendo artigo de luxo!



Mas o que curto de verdade, é fazer um bom sanduiche com pão integral, queijo (qualquer tipo, o que tiver em casa) tomate, folhas de capuchinha e é claro suas lindas flores.
Essa é a minha receita, mas você pode fazer do jeito que gostar.

Como eu disse aí em cima, e uma planta super fácil de cultivar:

Num canteiro ou num vaso, onde possa receber bastante luz solar, a capuchinha floresce bem e é decorativa, pode compor bordas em jardins ou formar um lindo arranjo, plantada numa jardineira.

A reprodução é feita por meio de sementes, por divisão de touceiras ou estaquia, sendo que o melhor método é o da divisão.
O plantio pode ser feito em qualquer época do ano porém, durante a primavera, a capuchinha se desenvolve com maior rapidez.

A planta não é muito exigente quanto ao solo, mas para o plantio em vasos ou jardineiras, recomenda-se a seguinte mistura:

1 parte de areia
2 partes de terra comum de jardim
2 partes de terra vegetal



Para melhorar a qualidade da mistura, pode-se acrescentar 1 parte de vermiculita (encontrada facilmente em lojas de produtos para hortas e jardins, tem esse nome por que parece uns vermizinhos.

Só é possível obter bons resultados no cultivo da capuchinha quando ocorre a incidência de luz solar direta, pelos menos durante algumas horas do dia.
Quanto às regas, devem ser espaçadas, tendo o cuidado de manter o solo úmido, mas nunca encharcado.

É isso aí, ou você cultiva e come, ou pode comprar em supermercados e pagar uma pequena fortuna ou se tiver sorte, aquela sua vizinha pode dar algumas flores e folhas pra você (é o meu caso). Pois aqui em Ubatuba já tentei várias vezes cultivar, mas sempre acaba morrendo, ou por que os cachorros comeram, ou por que choveu demais.

Espero que tenham gostado dessa plantinha tão chique e linda e quem sabe futuramente podemos formar uma fã clube!

Beijos Mil, cheios de flores de capuchinha, ah! quase esqueçendo ela tem esse nome, por que sua flor quando virada ao contrário, lembra um capuz!


.